Tecnologias ajudam no crescimento e interação dos escritórios de advocacia

Rio, 10 de outubro de 2003 - Inovações incluem certificado digital que armazena dados, VoIP e software de acompanhamento processual

 

...
Software para processos

O diretor da empresa Arpatec, Paulo Emílio Lima, e sua equipe desenvolveram um software totalmente baseado em plataforma de internet que se chama DTVWeb, destinado a gerenciar processos administrativos e judiciais (contencioso trabalhista, cobranças) permitindo ao usuário um máximo de controle sobre a qualidade e o rendimento do trabalho de escritórios de advocacia terceirizados.

Entre os grandes clientes da empresa está a Caixa Seguros, onde o DTVWeb é utilizado na recuperação de créditos. Acoplado ao SIAS (Sistema Integrado de Administração de Seguros), o programa oferece desde o acompanhamento do processo com dados cadastrais da indenização e do devedor até o registro do acordo, com a emissão de boletos, a contabilização automática do recebimento mediante arquivo emitido pelo banco conveniado e a geração dos honorários a serem pagos aos advogados terceirizados. A área financeira da empresa pode prever com rapidez e segurança o fluxo de caixa relativo aos ressarcimentos, enquanto o jurídico tem nas mãos uma ferramenta objetiva de avaliação do desempenho dos escritórios.

Já na CSN e na Varig, segundo Paulo Emílio, o uso do DTVWeb se concentra nos processos trabalhistas. Em ambas, a alta administração sabe, em tempo real, das provisões financeiras que precisam ser feitas para honrar esses compromissos. (Gazeta Mercantil) (Cristiane Crelier - Especial do Rio - crelier@gazetamercantil.com.br)

 

 

Empresas acompanham atuação de escritórios
Layrce de Lima, De Brasília

 

Algumas das maiores empresas do país, com passivo judicial considerável, estão optando por acompanhar o andamento de seus processos "on line". Elas estão adotando um sistema que interliga seus computadores aos dos escritórios de advocacia contratados, que atualizam diariamente as informações sobre o andamento dos processos. A nova estratégia dá mais precisão e rapidez ao diagnóstico das matérias em que as decisões da Justiça são favoráveis ou desfavoráveis e ainda permite a avaliação do desempenho dos advogados contratados.

A Caixa Seguros, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Fundação Ruben Berta (grupo Varig) estão utilizando o sistema DTV Web (DTV vem de "data vênia") para acompanhar todos os processos judiciais em que estão envolvidas. "Com o módulo que estamos desenvolvendo, podemos controlar os resultados obtidos por produto e o custo de operação de cada escritório", diz Marco Antônio Schmidt, superintendente financeiro da Caixa Seguros. De acordo com ele, o trabalho de recuperar valores pagos por sinistros indenizados judicialmente poderá ficar mais eficaz com a escolha dos escritórios mais eficientes entre os 19 que atendem a Caixa. "A maior vantagem é economizar o tempo que seria gasto aguardando reuniões e relatórios dos escritórios", diz Aloísio Baptista, da CSN.

O programa foi criado pela empresa Arpatec, de Paulo Emílio Lima. Ele explica que os módulos obedecem à necessidade de cada cliente. Sua função mais usada até o momento é a de interligar a empresa com os escritórios de advocacia que a representam. O programa permite que o empresário saiba qual a expectativa de arrecadação e de gastos com as demandas judiciais e obtenha informações sobre quais demandas trabalhistas são mais comuns em cada área da empresa.