SERVIÇOS



Um processo que promove uma abordagem integrativa e colaborativa para a captura, organização, disponibilização e uso dos recursos intelectuais, incluindo o conhecimento implícito dos membros da instituição.

A Arpatec implementa a Gestão do Conhecimento com o objetivo de promover uma mudança organizacional focada na criação de conexões entre pessoas, transformando o conhecimento em algo amplamente distribuído entre os membros da instituição e não restrito apenas a grupos ou indivíduos.

O (EAD) é uma modalidade educacional organizada em que o participante, mesmo não estando fisicamente no ambiente formal de ensino, tem oportunidade de construir conhecimento por meio da participação em atividades de aprendizagem.

A Arpatec promove a integração de ferramentas tecnológicas em padrões abertos para a efetivação de uma plataforma baseada em software livre capaz de suportar um vasto número de usuários e cursos.

Esta plataforma, denominada .LRN, é produto de uma comunidade global na qual estão envolvidos educadores, designers e desenvolvedores de software que compartilham a visão de inovação educacional.



FERRAMENTAS



OpenACS (Open Architecture Community System) é uma ferramenta para construir aplicações web orientadas a comunidades. Base para muitos produtos, incluindo a plataforma de ensino à distância .LRN, o OpenACS tem o código aberto e está disponível sob a licença GNU. A gama de serviços que oferece a colaboradores e administradores torna o OpenACS único que é, ainda, um dos projetos de fonte aberta mais ativos no mundo.



dotLRN



dotLRN é uma aplicação desenvolvida como software livre para suporte a educação colaborativa no trabalho e no ensino. dotLRN é atualmente utilizado por cerca de 250.000 usuários, em instituições de ensino, de pesquisa e organizações, incluindo o MIT, nos Estados Unidos, a Universidade de Heildelberg, na Alemanha, a Universidade Carlos III de Madrid, na Espanha, Unesco, Greenpeace entre outras.

No Brasil, dotLRN é utilizado como solução tecnológica para a operacionalização de comunidades de prática na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e no Ministério da Educação (MEC); gerência de cursos em programas de pós-graduação nas Faculdades Latino-Americanas de Ciências Sociais (FLACSO) e na Universidade Católica de Brasília (UCB); comunidades virtuais nos Ministério do Desenvolvimento da Indústria e comércio no programa de telecentros de informação e negócios; Intranet, no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Organizado recentemente na forma de um Consórcio Internacional, dotLRN está mais posicionado atualmente para suportar o crescimento significativo da sua base de usuários ao redor do mundo devido a larga adoção verificada em Universidades, Intitutos de Pesquisa e Governos. Por ser capaz de oferecer o melhor ponto de partida para a introdução de usuários na educação e trabalho colaborativo em termos de custo, capacidade e flexibilidade, o Consórcio tem como meta tornar a aplicação dotLRN líder em sua categoria nos próximos anos.

A solução .LRN consiste em um framework de desenvolvimento de portais com aplicações em situações de e-learning (cursos/treinamentos) e gestão de conhecimento (comunidades de prática, intranet), um conjunto maduro e extensível de aplicações para a colaboração em rede, e uma infraestrutura de tecnologia robusta sobre serviços e componentes baseados em padrões abertos.

A versão atual .LRN é 2.2.0. Contém fórum, armazenamento de arquivos, calendários privativos e compartilhados, sistema de notícias e de comentários, questionários, Perguntas Mais Frequentes, Controle de Submissão OnLine de Atividades/Tarefas e Email em massa como aplicações "certificadas". Weblogs (Blogs), questionários/testes automatizados (Assessment), agregador de notícias, editor html, powerpoint web, questionários complexos, álbum de fotos e repositório de objetos de aprendizagem são aplicações "compativeis" e estão disponíveis atualmente.

A solução dotLRN, em sua versão atual, fornece suporte a autenticação básica (banco de dados) e autenticação externa (drivers UNIX via PAM e LDAP), controle de permissões baseadas em usuários, grupos, usuários em grupos e grupos em grupos, suporte a notificações por e-mail para a maioria das aplicações (fóruns, calendários, weblogs, armazenamento de arquivos), gerenciamento de arquivos com controle de versões, e suporte WebDAV. Também existe suporte para RSS, Web Services, Repositórios de Objetos de Aprendizagem, e vários componentes baseados em padrões IMS, e ADL SCORM.

O dotLRN possui suporte a múltiplos idiomas e dialetos.